Fonte: G1
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou nesta quarta-feira (31) que o governo “não opera com a rapidez necessária aos clamores da população”. O governo, disse, trabalha o tempo todo ouvindo a “buzina da pressão”.
No Palácio do Planalto, Carvalho discursava durante o lançamento da terceira etapa do programa voltado para catadores de materiais recicláveis, o Cataforte, quando falou sobre o barulho das buzinas de uma manifestação que ocorria em frente ao edifício.
“Vocês sabem que ser governo não é fácil. Estão vendo essa buzininha tocando? Sabe o que é trabalhar o dia inteiro com essa buzininha no ouvido? Essas buzinas são físicas mas também são políticas. O tempo todo você trabalha no governo com uma enorme buzina, a buzina da pressão, a buzina das causas justas que precisam de urgência e as quais a gente não consegue responder com a mesma urgência. A buzina das tensões, de você querer fazer uma coisa e ver como ela demora a acontecer, a angústia de perceber que a máquina do governo não opera com a rapidez necessária aos clamores da população e pelos ideais que nos perseguem até aqui”, disse.
A manifestação que ocorria naquele momento e a qual o ministro se referiu é organizada por papiloscopistas, que pedem a inclusão da profissão na de peritos oficiais, equiparando a profissão aos médicos legistas, aos odontolegistas e aos peritos criminais.
Durante o evento, o ministro anunciou investimento de R$ 200 milhões para empreendimentos de catadores de materiais recicláveis. O governo lançou um edital para selecionar as redes de cooperativas que poderão ter acesso ao recurso.
Ele elogiou o trabalho dos catadores, que representam, segundo disse, uma “mudança do país”. “É um dos principais trabalhos ambientais do país e vamos apoiá-los cada vez mais”.
“Por isso que o dia de hoje é de alegria porque essa buzina se transforma hoje em música para os ouvidos da gente, quando a gente vê que aquela pequena semente que foi plantada hoje se estrutura de uma árvore já frondosa, persistente, que dá frutos e que muda efetivamente a vida das pessoas”, disse ao se referir ao trabalho dos catadores e ao programa Cataforte.
Comments are closed.