Fonte: tudosobrefloripa.com
A Justiça concedeu aos policiais federais um habeas corpus que permite a realização de manifestações na região do Costão do Santinho e do Clube P12. Os policiais foram barrados duas vezes nas manifestações de terça-feira (18), em praça pública, pelo comando da operação de segurança no evento da Fifa no Norte da Ilha. Eles pedem maior debate na segurança pública e reestruturação de carreiras dentro da corporação.
Para o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Santa Catarina (Sinpofesc), Joel Moraes Ferreira, comentou que a medida foi necessária devida situação enfrentada pelos manifestantes no primeiro dia de protestos no Costão do Santinho.
– É o nosso direito de ir e vir. Fomos barrados duas vezes, sem explicação nenhuma, quando tentamos manifestar em praça pública. Isso porque estávamos com a camiseta a favor da aprovação da PEC 51. Então ganhamos o habeas corpus para nos manifestarmos lá e também na região de Jurerê -, explica.
A ideia dos protestos na região de Jurerê Internacional é visibilidade, uma vez que a maioria dos dirigentes e integrantes oficiais da Fifa estão hospedados em casas e hotéis da região, além do jantar para imprensa credenciada no evento.
Durante a tarde desta quarta-feira (19), haverá uma reunião entre os policiais para o planejamento das manifestações. O habeas corpus garante o livre acesso daquelas áreas para reunião, manifestação pacífica e liberdade de locomoção até quinta (20).
A manifestação que aconteceu na terça (18) reuniu cerca de 30 policiais, que protestaram a 700 metros de distância do resort. Mesmo à distância, eles conseguiram estender faixas de protesto para a comitiva do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.
Confira neste link cópia da decisão liminar de Habeas Corpus
Comments are closed.