Por meio da internet, espectadores de todo Brasil puderam acompanhar as palestras via livestream, em tempo real, sendo também liberada a interação com perguntas nos momentos de debate.
Como produto fim do seminário, será criado um Fórum Regional de Segurança Pública, formado pelo Sindicato dos Policiais Federais no DF, representante indicado pela Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais, representante dos Policiais Civis no DF, da Polícia Militar do DF, do grupo Novo Ciclo Policial e o Comitê pela Desmilitarização da Polícia e da Política.
O Fórum realiza o propósito do seminário e abre um novo canal para discussão e proposição de soluções para os problemas da segurança pública.
Leia abaixo os melhores momentos dos dois dias do seminário:
“Para o cidadão comum, pouco importa se quem vai investigar é um engravatado com bacharelado em Direito. O cidadão quer saber se o crime será punido e é esse o serviço que temos que garantir para a sociedade” – Alexandre Camanho, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, na palestra “Persecução Criminal: cenário e propostas”.
“A falta de comunicação entre as polícias gera uma dificuldade de prestação de serviço público” – Professor Alex Leutério, na palestra “O modelo constitucional de segurança pública e seus impactos no sistema de justiça criminal brasileiro”.
“Não vejo a polícia militar como uma polícia eficiente e comunitária. O serviço público tem que dar retorno à população que paga por eles – e paga caro” – Professor João Alexandre, na palestra “A desmilitarização, o ciclo completo e o princípio constitucional da eficiência”.
“O que constatamos foi um quadro muito grave de descaso completo do Departamento de Polícia Federal com os seus servidores e isso se reflete tanto na vida pessoal como no próprio trabalho” – Dr. Ana Magnólia, na palestra “Trabalho e Saúde dos Policiais Federais”.
“A desmilitarização se revelou necessária durante as manifestações, quando se tornou claro o despreparo e os abusos da Polícia em respeito à democracia. É preciso repensar a formação do policial que vai para as ruas lidar com a sociedade” – Gabriel Elias, cientista político, na palestra “Desmilitarização da Polícia”.
“As áreas de periferia colocadas ao lado dos perímetros urbanos foram as áreas de maior prosperidade de violência […]. É preciso observar a formação do policial para que ele vá às ruas preparado para lidar com as 'fronteiras secas', com os apartheid sociais presentes dentro de uma só cidade” – Professor Célio Egídio, Oficial da reserva da PMESP, na palestra “Um novo pensamento em ser e fazer polícia na sociedade contemporânea”.
“Uma das coisas que mais me surpreende nas polícias brasileiras é a presença do judiciário dentro das delegacias. Não entendo a necessidade de um delegado de polícia nas investigações e nas ações policiais cotidianas. A presença deste cargo apenas atrasa o combate ao crime e à violência” – Armando Ferreira, Presidente do Sindicato da Polícia de Portugal, na palestra “Carreira Única: polícia de Portugal”.
Comments are closed.