Dia dos Policiais Federais é celebrado com coquetel, homenagens e com a premiação de jornalistas que concorreram a 3ª edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo, na noite desta quinta-feira (21), em Brasília.
O evento é uma iniciativa do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal e da Federação Nacional dos Policiais Federais, com o objetivo de homenagear os policiais federais que, com seu empenho e trabalho de excelência, contribuem para o fortalecimento e credibilidade da Polícia Federal. Além de reconhecer o trabalho dos policiais federais, as entidades homenagearam parlamentares e lideranças que trabalham em conjunto com a Fenapef e o Sindipol/DF por melhorias no sistema e na prestação de serviço de Segurança Pública, com a medalha de honra Alberto Cascais Meleiro, comenda que leva o nome do primeiro presidente e fundador do Sindipol.
Foram prestadas homenagens também aos policiais federais que atuaram no resgate e identificação das vítimas do desastre do rompimento da Barragem do Feijão pertencente à mineradora Vale, em Brumadinho – Minas Gerais, pelo ato de solidariedade e de bravura.
O grande momento do coquetel foi a premiação dos jornalistas com o anúncio dos ganhadores do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo, que está em sua terceira edição. O Prêmio teve 140 inscrições e 110 trabalhos aptos para avaliação da banca julgadora, composta por jornalistas profissionais de Brasília.
Integraram a banca avaliadora os jornalistas Thaís de Mendonça da UnB; Alexandre Kieling da UCB; Manoel Henrique do Ceub; Kátia Morais do Jornalistas e Cia; Wanderlei Pozzembom do SJPDF; Antonio Paulo da FENAJ; Fred Ferreira da TV Globo; Giuliano Cartaxo da TV Record; Lincoln Frutuoso e Fagner Fagundes da Polícia Federal.
Quem levou o prêmio de melhor trabalho na categoria Impresso foi o jornalista Carlos Eduardo Freitas do jornal Diário do Nordeste, com a série de reportagens “Entre o Dever e o Crime”. O diretor da sucursal do Sistema Verdes Mares em Brasília, Wilson Ibiapina, representou e recebeu o troféu por Carlos Eduardo.
Na categoria Fotografia o trabalho premiado foi o do fotojornalista Fernando Madeira, do jornal A Gazeta, com a foto “Paz na Guerra”. Imagem de área de conflitos no Bairro da Penha, em Vitória.
A reportagem “Lula: dos palácios à prisão” do jornalista Eduardo Matos da Rádio Gaúcha levou o troféu de melhor trabalho na categoria Rádio. Eduardo foi representado pelo jornalista da sucursal do grupo RBS em Brasília, Mateus Ferraz.
Das matérias de televisão a grande campeã foi do jornalista da TV Record de São Paulo, Daniel Paulino Mota, com a reportagem “Brasileiros são traficados e escravizados em garimpos clandestinos da Guiana Francesa”.
O grande ganhador da noite foi o repórter Saulo Araújo, do portal Metrópoles de Brasília que levou para casa dois troféus do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. Saulo concorreu ao prêmio de melhor trabalho de webjornalismo com sua colega de redação Leilane Menezes. Com a matéria “Carros fortes, homens indefesos” o jornalismo ganhou o prêmio da categoria Webjornalismo e na categoria Prêmio Geral, com premiação máxima, no qual todos os 15 finalistas concorrem, Saulo se destacou com a matéria “Quando a Polícia Adoece”, uma reportagem sobre o adoecimento dos profissionais de segurança pública com uma abordagem sobre um tema que ainda é um tabu para a sociedade brasileira: o suicídio.
Foram finalistas Leilane Menezes do Metrópoles, Raquel Stefania Ferreira Lopes do jornal A Gazeta, Rafael Pinto Soares do Jornal Extra, Fabiano Rocha da Silva – O Globo, Rodrigo Hidalgo de Oliveira da TV Bandeirantes, Thiago Guimarães da TV Globo, Rodrigo de Castro Resende da Rádio Senado e Felipe Daroit – Rádio Gaúcha.
O SINDIPOL/DF parabeniza a todos os participantes pela qualidade dos trabalhos inscritos e agradece a confiança desses grandes profissionais formadores de opinião no nosso projeto de integração e reconhecimento do trabalho da imprensa brasileira.
A festa contou com o apoio dos parceiros MarktClub, Escritório Antonio Rodrigo Advocacia Associada, Grupo Elo Saúde, Extramed e Banco Alfa Empréstimo Consignado.
Comments are closed.