Mais um lote de coletes balísticos do Departamento da Polícia Federal do Distrito Federal venceu nesta quinta-feira, 30 de março. Parte do material já estava vencido desde a última segunda-feira, 26 de março de 2017. Reagindo ao descaso, o Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDIPOL/DF) reiterou a necessidade de substituição imediata dos equipamentos por meio do Ofício nº 0040/2017.
Decisão judicial
A falta de compra de coletes balísticos pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), somada à expiração do prazo de validade daqueles que são usados pelos policiais lotados em Brasília, levou o SINDIPOL/DF a denunciar a situação em setembro do ano passado. Por recomendação da Justiça, nenhum policial federal deveria cumprir missão ou participar de operação policial externa portando equipamento de proteção fora do prazo de validade.
A Justiça constatou ainda que a quantidade de coletes era insuficiente para o efetivo policial da Capital. Segundo as informações recebidas pelos SINDIPOL/DF, os coletes passaram a ser usados por meio de “revezamento”. Reiteramos a solicitação de que sejam substituídos por coletes que estejam dentro da validade, em perfeitas condições de uso e que seja disponibilizada a quantidade compatível ao efetivo de policiais federais do DF.
Comments are closed.