Foi na abertura do XII Conapef, que acontece em Fortaleza, que o Ministro Tarso Genro, discorreu sobre a importância da Elaboração da Lei Orgânica da Polícia Federal que, segundo ele, deverá contemplar a progressão na carreira policial.
O ministro Tarso Genro iniciou sua conferência fazendo um levantamento histórico sobre o processo democrático e a construção do papel de polícia no estado através do princípio da igualdade entre os cidadãos. Tarso ressaltou também o fortalecimento do que classificou de “revolução republicana”, através de ações como o fortalecimento do Ministério Público, da liberdade partidária e a constituição de uma Polícia Federal autônoma com movimento sindical livre. “Sem um judiciário, um legislativo e uma Polícia Federal independente é impossível termos democracia”, disse o ministro.
Tarso Genro disse que a PF deixou de ser uma polícia de governo para se tornar uma polícia de estado. “E por isto temos que comemorar”.
O ministro da Justiça destacou que é preciso avançar. Ele afirmou para os policiais federais que o desafio é elaborar a Lei Orgânica do Órgão que contemple a progressão na carreira. “Progressão na carreira policial federal significa valorizar a experiência e a capacidade dos policiais. Tarso também assumiu um compromisso com os policiais federais de levar adiante o reconhecimento do nível superior da categoria.
Com informações Agência Fenapef
Comments are closed.