Fonte: Site do Deputado Paulão
O deputado Paulão (PT/AL) reuniu-se nesta terça-feira (11) em Brasília com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e representantes dos policiais federais que estão em mobilização nacional. A categoria reivindica equiparação salarial com outras carreiras típicas de Estado, além da regulamentação das atribuições de nível superior.
De acordo com Paulão, a reunião foi proveitosa e abriu um canal de negociação com o governo federal, no sentido de tentar resolver o impasse. “Essa questão estava travada. Agora Gilberto Carvalho fará uma ponte com o Ministério do Planejamento e a presidente Dilma Rousseff. O ministro se comprometeu em dar um retorno aos policiais no início da próxima semana”, disse o deputado, explicando que não se trata apenas de uma questão orçamentária, de correção de valores dos subsídios de agentes, escrivães e papiloscopistas que estão sem reajuste desde 2009. Em sua opinião, também é fundamental a criação de um marco legal que dê segurança jurídica a esses profissionais.
O presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas, Jorge Venerando, alertou que o governo federal deve cumprir dispositivo da Constituição Federal que estabeleceu carreira única na Polícia Federal, mediante a realização de concurso público para ingresso só na base da carreira. Conforme Venerando, hoje a PF está sem atribuição legal por causa da derrubada, pela justiça do Distrito Federal, de uma portaria do Ministério do Planejamento que regia as atividades dos profissionais (Portaria 523/1989).
O presidente da Federação Nacional de Policiais Federais, Jones Leal, destacou que a categoria não quer o confronto com o governo e sim colocar um fim no problema, regulamentando as atribuições de nível superior já desempenhadas desde 1996 pelos agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal.
Também participaram do encontro na gabinete do ministro Gilberto Carvalho o diretor de Organização da CUT/Alagoas, Izac Jackson; o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal, Flavio Werneck; e o vice-presidente da Federação Nacional de Policiais Federais, Luis Antônio de Araújo Boudens, entre outros.
Comments are closed.