Em entrevista à Rádio CBN, o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal, Flávio Werneck, falou sobre a vaga para um novo ministro da Justiça e os desafios da luta da categoria contra a PEC 287.
Cinco ministros em menos de um ano. De março de 2016 até fevereiro deste ano, o Ministério da Justiça convive com uma rotatividade intensa no comando da pasta. Tudo isso em meio à crise penitenciária e também a problemas como greves e paralisações de policiais militares nos estados, o que demanda a utilização de tropas federais.
O troca-troca e a falta de definição geram críticas das categorias subordinadas ao ministério, em especial policiais e delegados da Polícia Federal. A mudança vai servir também para retomar a pressão por alterações na direção-geral da PF.
Werneck afirmou que vai cobrar um diálogo maior do que ocorreu até agora.’Tivemos muitas dificuldades, durante todo esse período, com todos que assumiram a vaga. O diálogo não foi fluido com as categorias, tanto que a gente vê que esse desgaste está culminando em uma reforma da previdência equivocada, que inclui todos os profissionais de segurança pública. Se nós não fizermos esse salto de qualidade na segurança pública, daqui a cinco, dez anos, nós vamos estar em uma crise tão grande, que nossa sociedade estará tomada por uma organização criminosa”, disse.
Sobre a PEC 287
Policiais, a proposta encaminhada ao Congresso não reconhece a atividade de risco dos profissionais de segurança pública para critério de aposentadoria.
O último protesto foi organizado pela União do Policiais do Brasil (UPB), que é formada por 39 entidades de todo país. Segundo a UPB, pelas novas regras propostas, para obter aposentadoria integral o policial terá de contribuir por 49 anos, e deve aposentar próximo aos 70 anos de idade. Temos de lutar contra isso, policial!
A entidade também alerta para as estatísticas em relação a morte de policiais em serviço. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2016, entre 2009 e 2015, foram mortos 2.572 policiais.
Comments are closed.