Na manhã desta terça-feira, 08, o Ministério do Planejamento e a Federação Nacional dos Policiais Federais deram inicio a Oficina para discutir as atribuições dos policiais federais. Vários diretores do Sindipol/DF estiveram presentes.
Dando início aos trabalhos, o Secretario de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, destacou a importância da discussão e reconheceu que a Policia Federal precisa de uma nova estrutura.
O vice-presidente do Sindicato dos Policiais Federais em Minas Gerais, Luis Antonio Boudens, fez uma apresentação do Projeto de Reestruturação da Carreira e Salarial, provando, mais uma vez, ao Governo, o descompasso salarial e a defasagem na relação de atribuições dos cargos.
Boudens apontou as reais atribuições dos policiais, demostrando as funções de polícia judiciaria e administrativa exercidas pelos Agentes, Escrivães e Papiloscopistas. Foram apresentados documentos oficiais de governo, pareceres e planilhas comparativas, desmistificando a hierarquia e disciplina impostas no Departamento de Polícia Federal.
Complementando a apresentação, o vice-presidente do Sindipol/DF, Flávio Werneck, fez uma esclarecedora explanação a respeito das funções exercidas pelos agentes, escrivães e papiloscopistas durante a investigação e no exercício da atividade de polícia preventiva. Discorreu sobre os dados insertos no Livro do Prof. Michel Misse onde, em suma, a função dos delegados de polícia se resume à compilação dos indícios de autoria e materialidade colhidos pelos outros cargos policiais para o inquérito policial.
Baseado na fala de Werneck, Duvanier afirmou que não deve existir subordinação entre cargos, e sim, complementariedade entre os cargos.
Werneck ressaltou os índices de evasão no Departamento. “A cada três dias um policial sai dos quadros do DPF, motivado pela desvalorização do órgão em relação a sua função”.
Na parte da tarde, serão apresentadas pormenorizadamente ao Governo as atribuições da policia preventiva no Departamento e consequente projeto de reestruturação.
Fonte: Agência Sindipol/DF
Comments are closed.