O Ministério Público Federal apresentou denúncia contra mais quatro suspeitos de integrar a quadrilha de fraudadores de benefícios previdenciários desarticulada no mês passado. A denúncia foi recebida pelo juiz substituto da Vara Federal de Nova Friburgo/RJ, Elmo Gomes de Souza.
Entre os novos denunciados está uma família que, após ter obtido benefício previdenciário irregular, teria passado a agenciar outros interessados para o suposto líder da organização criminosa. Também foi denunciada uma servidora da Agência da Previdência Social no Bairro de Fátima, em Niterói/RJ.
Ainda com base nos dados analisados após a operação, foi criada uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal de Nova Friburgo para apurar o envolvimento de parlamentares nas fraudes.
A Operação Anos Dourados foi deflagrada na manhã de 19 de outubro de 2006, resultando na prisão temporária de 68 pessoas e no cumprimento de 95 mandados de busca e apreensão nos Estados do Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná.
O esquema desbaratado contava com cerca de 100 pessoas e consistia na inserção fraudulenta de vínculo laborativo para simular um suposto período contributivo, com o fim de obter benefício previdenciário. Para isso, os fraudadores valiam-se de empresas em nome das quais prestavam informações incorretas à Previdência.
As investigações tiveram início em fevereiro deste ano e indicam que o prejuízo causado à Previdência Social, ao longo de cinco anos, seja aproximadamente de R$ 200 milhões.
Comments are closed.