A Operação Sentinela deflagrada pela Polícia Federal em Mato Grosso desde o início de Abril no Estado, entrou ontem (03) em sua terceira fase. Dessa vez, abrangendo os estados do Amapá, Pará, Roraima, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Aqui no Estado, entre 12 a 25 de abril a PF realizou 84 barreiras e foram feitos seis termos circunstanciados de ocorrências e foram instaurados dois inquéritos policiais.
A Operação Sentinela é um esforço conjunto da PF com as Forças Armadas, Força Nacional, Secretaria de Segurança Pública dos estados, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Censipam e tem como objetivo reprimir de modo eficaz, os crimes transnacionais, como o tráfico internacional de armas de fogo, munições e explosivos, contrabando e descaminho, exportação ilegal de veículos e imigração ilegal de estrangeiros pela fronteira seca do Brasil.
Nos primeiros meses de trabalho, a soma de esforços destes órgãos possibilitou a apreensão de 156 quilos de cocaína; 82,6 quilos de pasta base de cocaína; 7,452 toneladas de maconha e a prisão de 271 pessoas.
“A Operação Sentinela inaugura uma nova fase no controle das fronteiras, com integração e cooperação permanente entre órgãos federais e estaduais no combate aos ilícitos transnacionais”, disse o delegado da Polícia Federal, Roberto Troncon, Diretor de Combate ao Crime Organizado.
A Operação Sentinela está presente em todos os estados da linha de fronteira do Brasil e deve durar até dezembro deste ano.
Comments are closed.