O governo federal anuncia uma ofensiva contra o narcotráfico a milhares de quilômetros do Rio. É o Projeto Vant, que consiste na criação de cinco bases avançadas da Polícia Federal (PF) para vigiar as regiões limítrofes com 10 países ao longo de 16,7 mil quilômetros.
O principal mecanismo de monitoramento da região será por intermédio de Veículo Aéreo Não-tripulado (Vant). Está prevista a compra de 14 aeronaves israelenses até 2.014, orçados em cerca de R$ 600 milhões.
– O nosso maior desafio é a fronteira – afirma o delegado paulista Roberto Troncon Filho, diretor de combate ao crime organizado da PF, cotado para ser o diretor-geral a partir de janeiro.
A localização das cinco bases ainda não foi definida, mas uma delas será montada entre o Rio Grande do Sul e o Paraná, rotas tradicionais de ingresso de contrabando, armas e drogas por estradas e rios nas fronteiras com o Uruguai, a Argentina e, especialmente, o Paraguai.
O mapeamento de dados fornecerá subsídios para a Operação Sentinela, que reúne policiais federais, estaduais, rodoviários e a Força Nacional de Segurança Pública em ações pontuais nas fronteiras.
Especialista no assunto, Nelson Düring, editor do portal DefesaNet, lembra que a PF será a única polícia no mundo que usará Vant para essa finalidade, mas faz um alerta:
– É uma arma poderosa. Hoje, a PF inexiste no Centro-Oeste (principal corredor de drogas e armas). Mas é preciso estar conectada com outros esforços. Uma grande parte do armamento pesado chega por navios na Baía da Guanabara, no Rio – observa Düring.
Além das bases avançadas nas fronteiras, o governo federal prepara a instalação de uma central de inteligência contra o narcotráfico e se mobiliza para fazer funcionar acordos de cooperação com os países produtores de drogas – Colômbia, Bolívia e Peru – e também assinar termos de parceria com Argentina e Uruguai para viabilizar operações conjuntas, troca de informações e tecnologia.
– Com certeza, vamos tornar mais difícil a entrada de produtos ilícitos no Brasil – assegura Troncon.
Comments are closed.