O vazamento de informações sobre a investigação das denúncias contra a cúpula da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez com que juiz Marcos Bizzo Moliari, da 1aVara Federal Criminal, afastasse a Polícia Federal do caso. A pedido do magistrado, a Polícia Civil cumpriu os mandados de prisão.
Por meio de uma nota oficial, o juiz disse que, em razão do vazamento do sigilo, a coleta das provas foi prejudicada.
Foi determinada a instauração de inquérito para apurar a responsabilidade pelo vazamento do processo, que, segundo o juiz, está em segredo de Justiça.
Ao afastar a PF do Rio, o juiz determinou também que a direção geral da Polícia Federal, em Brasília, formasse uma equipe com integrantes de outros estados para o cumprimentos das demais diligências.
A denúncia foi entregue à Justiça Federal no dia 17 de agosto e, segundo informações, o primeiro vazamento teria ocorrido de dentro da Polícia Federal diretamente para o candidato a deputado federal Marcelo Lessa (PR). Na última terça-feira, quando os mandados de prisão e de busca e apreensão já estavam prestes a ser cumpridos, novo vazamento. Naquele mesmo dia, um dos procuradores responsáveis pela denúncia esteve na 1aVara Federal Criminal acompanhado de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), equipe que cumpriu os mandados de prisão ontem.
Secretaria de Segurança evita entrar na polêmica Angelo Gioia, superintendente da PF no Rio, não quis comentar a atuação de policiais civis na operação, mas afirmou: Eu tive notícia do secretário de Segurança que ele não tinha conhecimento da participação desse policiais. Isso para mim é relevante e foi cobrado do comando da Secretaria de Segurança.
O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comentaria o episódio. O chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski, também não falou.
Sobre a demora da PF em cumprir os mandados de prisão e sem falar em vazamento, o superintendente Angelo Gioia disse que PF cumpre a medida judicial no tempo dado pelo Judiciário e com os cuidados adotados em todas as operações.
Comments are closed.