Um trecho do túnel feito pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) no centro de Porto Alegre (RS) para roubar bancos foi encontrado na noite de terça-feira (5), no cruzamento das ruas Caldas Júnior e Siqueira Campos. O plano dos roubos foi descoberto –e frustrado– pela PF (Polícia Federal) em setembro último. Na ocasião, 26 foram presos.
O buraco foi encontrado por funcionários do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) que investigavam o afundamento do asfalto na região.
Depois de analisar o local, a PF refutou a hipótese de que seja um túnel novo e informou que o buraco representa o final do primeiro túnel, que havia sido localizado e mapeado anteriormente, mas não havia sido totalmente fechado com concreto pela prefeitura.
O plano da organização criminosa de furtar as caixas-fortes de duas agências bancárias –uma do Banrisul e uma da Caixa Econômica Federal– da cidade por meio de um túnel foi descoberto durante investigações da PF. Os envolvidos, além de estarem ligados ao PCC, também teriam atuado no furto ao BC (Banco Central) de Fortaleza, em 2005.
Na ocasião, também por meio de um túnel, criminosos levaram, da caixa-forte, R$ 164,8 milhões em cédulas. Foi o maior assalto a banco da história do Brasil.
dez
07
Comments are closed.