Ficar de plantão no site da Polícia Federal (PF). Este é o segredo para conseguir “furar” a fila do passaporte e ser atendido antes de dezembro, prazo mínimo de agendamento encontrado anteontem em simulações feitas pelo EXTRA. Segundo a chefe do Núcleo de Passaportes da PF no Rio, Débora Pimentel, cerca de 50 vagas extras são oferecidas diariamente, às 10h, na página www.dpf.gov.br.
– Para quem tem pressa, oferecemos 50 vagas extras com marcação para o primeiro dia útil ou fim de semana subsequente. Como a demanda é grande, é preciso ficar olhando sempre para conseguir vaga – sugeriu Débora.
Demora para emissão do passaporte
Somente no primeiro semestre deste ano, 41 mil passaportes foram emitidos no Rio, contra 24 mil no mesmo período de 2009. Até este mês de setembro, estima-se que 60 mil foram emitidos no estado.
– Vem gente de fora para ser atendido no Rio. Mas o prazo é maior apenas nos shoppings. No Galeão, é de 30 dias – defendeu-se ela, informando que foi aberta licitação para a compra de máquinas para ampliar o atendimento.
O servidor público Lucas Maia, de 23 anos, foi um dos que conseguiram antecipar o agendamento graças à persistência. No fim de agosto, ele marcou atendimento para 2 de dezembro. De tanto tentar, garantiu uma vaga ontem. Ainda sim, será difícil embarcar: – Quero ir para os Estados Unidos em novembro, mas também não dei entrada no visto. Não sabia que estava demorando tanto (três meses de espera no consulado).
Ciente da longa espera, o universitário Ubiracy Reynaldo, de 40 anos, se antecipou: – Levei dois meses para conseguir agendamento porque me programei. Viajo para os Estados Unidos em 2011.
Para quem tem urgência, a saída é pedir o “passaporte de emergência”. Mas, para obtê-lo em 24 horas, deve-se provar que a viagem é por motivo de saúde, morte, estudo, trabalho ou dano grave ao patrimônio. Em vez de R$ 156,07, o interessado terá que desembolsar R$ 202,89, e terá o passaporte válido apenas por um ano.
Comments are closed.