O novo superintendente da Polícia Federal de Mato Grosso, Valmir Lemos de Oliveira, tomou posse ontem, no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá. Oliveira substitui Oslain Campos Santana, que ficou no cargo por dois anos e meio. O ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto foi um dos convidados do evento.
Valmir Lemos de Oliveira foi secretário de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal. Em entrevista, o novo superintendente disse que enquanto estiver à frente da instituição no Estado o foco de atuação estará voltado para o combate a crimes típicos em Mato Grosso: o tráfico de drogas e armas na fronteira do Estado e a degradação ambiental, que continuam a desafiar a Polícia Federal com número alto de ocorrências.
No discurso de despedida, Oslain Campos Santana citou a parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, principalmente para combater o tráfico de drogas.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, representou o Estado na posse. Sobre a luta contra o tráfico, ele disse que o trabalho de prevenção e repressão na fronteira com a Bolívia será reforçado e que o Plano de Ações de Segurança (PAS) prevê o trabalho integrado do Gefron com as forças federais. “Essas operações precisam ser de forma integrada, porque a fronteira é muito extensa”, frisou.
O secretário informou também que, além das polícias Militar e Civil, no Gefron está prevista a inclusão de peritos criminais nas ações de combate ao tráfico. O efetivo do Grupo Especial de Segurança de Fronteira deve ser ampliado com o concurso público realizado pelo governo do Estado.
No momento está em curso a Operação Sentinela, deflagrada em março passado e que visa o combate de crimes da região de fronteira. A ação, que tem a união de forças policiais nacionais e de cada unidade, acontece em oito estados ao mesmo tempo. (Com assessoria)
Fonte: Notícias NX
Comments are closed.