Os Policiais Federais não vão trabalhar nesta quarta-feira. A paralisação de 24 horas é um protesto em favor do reajuste salarial da categoria. Os policiais negociam com o governo há mais de um ano por conta da defasagem dos salários. Em fevereiro, o governo propôs um aumento de 30% para este ano e mais 30% para 2007. Mas o acordo ainda não foi concretizado. Por isso, nesta quarta-feira, todos os serviços prestados pelo órgão ficarão prejudicados. Não haverá emissão de passaportes e serão interrompidos todos os inquéritos, investigações, audiências e perícias. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais, Luís Cláudio Avelar, a principal reivindicação é salarial. Mas, ele também aponta problemas nos planos de saúde dos policiais e na falta de equipamentos compatíveis com a tecnologia da criminalidade. Segundo Luís Cláudio Avelar, apesar de breve, a paralisação pode abrir portas para a ação de criminosos.
Para os criminosos é muito bem vinda qualquer paralisação da Polícia. Para aqueles que querem que os trabalhos policiais sejam interrompidos, é muito bom. Mas, aqueles que querem realmente a Polícia eficiente têm que fazer com que isso não aconteça. O governo é responsável por qualquer coisa de bom ou de ruim que aconteça no País.
A última greve dos Policiais Federais foi no início de 2004. Depois de 2 meses com os trabalhos paralisados, a PF conseguiu negociar com o governo um reajuste de 17%.
Reportagem, Luísa Caetano.
Comments are closed.