Teve início nesta quarta-feira a XVII edição do Congresso Nacional dos Policiais Federais (Conapef), em Curitiba (PR) berço da Operação Lava Jato, com o tema “Modernização da investigação policial”. Até o dia 30 de novembro, policiais federais de todo o Brasil discutirão modelos e mudanças na investigação policial brasileira.
A iniciativa da Federação Nacional dos Policiais Federais acontece a cada três anos, e além de contribuir para a formulação de diretrizes de uma nova Política Nacional de Segurança Pública, ampliar e estimular a construção de espaços de discussões e debates, visa consolidar e fortalecer o sindicalismo democrático e representativo, aprimorar o trabalho da Polícia Federal e buscar novas políticas de Segurança Pública.O Conapef reúne policiais federais dos 27 sindicatos filiados à FENAPEF, parlamentares, especialistas e profissionais de segurança pública.
Maurício Valeixo futuro diretor-geral do órgão, defendeu o trabalho integrado para o fortalecimento da Polícia Federal no combate à corrupção. “Devemos sempre nos pautar pelo trabalho integrado entre as instituições, e tudo aquilo que tiver como objetivo melhorar as ferramentas de investigação, trazer soluções que visem facilitar o trabalho dos policiais é sempre muito bem vindo. Essa luta de combate à corrupção tem que continuar e qualquer pauta que vise o fortalecimento da instituição terá sempre o meu apoio”.
Impossibilitado de estar presente devido agenda de transição de governo, o futuro Ministro da Justiça Sérgio Moro, por meio de vídeo e afirmou poder contar com o trabalho de todos. “Gostaria muito de estar aí, eu havia aceitado participar do Conapef, mas os deveres deste cargo de transição acabaram inviabilizando. Tenho grande apreço pelos policiais federais e pela Polícia Federal, que têm prestado um excelente trabalho, conheço agentes que fizeram a diferença especialmente na Lava Jato. Espero contar com todos nesta tarefa que vai se iniciar a partir do próximo ano”.
Luís Antonio Boudens presidente da Fenapef, reforçou que participação de Valeixo é uma demonstração de que de forma integrada é possível alcançar o crescimento da instituição e do sindicalismo. “Sua presença é muito importante, nosso apoio é uma aposta de uma agenda de construção, demonstrando nosso crescimento. É muito importante ter você aqui para demonstrar nossa capacidade de reunir e construir com outras entidades e outras polícias. Estamos aqui hoje graças a confluência de força e trabalho para modernização do sindicalismo”.
Comments are closed.