Fonte: Diário do Pernambuco
Os policiais federais do estado realizam nesta sexta-feira um protesto na sede da Superintendência da Polícia Federal, no Bairro do Recife, para denunciar as reataliações que estão passando em virtude das negociações de carreira e salário da categoria. O movimento é articulado pelo Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco e deve começar às 9h.
De acordo com os organizadores, os policiais estarão vestidos de preto, com a camisa “SOS Polícia Federal”, e vão distribuir panfletos aos transeuntes e erguer faixas com frases de protestos. A categoria alega que a instituição vem sofrendo abalos em seu funcionamento diante de cortes de recursos para a manutenção de suas atividades, especialmente as operacionais, como é o caso de helicópteros e aeronaves que vem sendo doados, sob alegação de falta de verbas para manutenção, valores esses que o próprio governo não faz o repasse.
Além dessas questões, o reduzido efetivo da instituição, a sobrecarga de horas de serviço e o assédio moral imposto aos policiais, escrivães, papiloscopistas e agentes tem resultado em grande número de afastamentos para tratamento de saúde por problemas psicológicos e psiquiátricos, que tem elevado a evasão de policiais, os quais vêm deixando a Polícia Federal todos os anos, 105 somente no ano de 2012.
O grupo reivindica ainda o reconhecimento dos cargos de escrivães, papiloscopistas e agentes, que envolvem a inclusão em lei das atribuições desses cargos, uma vez que constam em uma portaria considerada inconstitucional; o reconhecimento do nível superior dos cargos que há 16 anos se encontra na Lei nº 9266/96, mas que ainda é ignorado pelo Governo Federal; e as Reestruturações de Carreira e Salarial, condizentes com os demais cargos de nível superior das Carreiras Típicas de Estado.
Com informações do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco
Com informações do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco
Comments are closed.