Fonte: Sindipol/DF
Os Agentes Federais do DF decidiram em Assembleia Geral realizar um protesto nesta quinta-feira (31), no Aeroporto de Brasília. Como pauta de reivindicação os servidores exigem do Governo Federal uma reestruturação na segurança pública e valorização dos seus trabalhos. O local foi escolhido em contestação à má gestão que chegou a deixar apenas um policial federal para assegurar todas as instalações do Aeroporto, no último domingo (20).
A declaração do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que compara o MJ a um “trem-fantasma” também motivou o protesto. “Se existe um ‘trem-fantasma’, que o Ministério dê reais condições que os policiais federais investiguem e prendam os fantasmas. Queremos combater o crime organizado e a corrupção, e já passou da hora do Ministério da Justiça dar o devido reconhecimento aos Policiais Federais”, diz Flávio Werneck, presidente do Sindicato dos Policiais Federais no DF (Sindipol/DF).
Como parte do protesto, os Agentes farão um trabalho de elucidação sobre a reforma na segurança pública sugerida na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 51.
Caça às bruxas no DPF
Os problemas são diversos dentro do próprio Departamento de Polícia Federal: assédio moral, desamparo psicológico, falta de infraestrutura e gestão precária. Tais problemas resultam no enfraquecimento das investigações criminais.
Além disso, após a greve de 70 dias realizada em 2012, um acordo foi assinado entre o Ministério do Planejamento e entidades representativas dos policiais federais: nenhum policial seria punido, tendo em vista o direito de greve do servidor público. No entanto, o cenário atual é muito diferente. Equipes experientes de investigação foram completamente trocadas em represália aos policiais que aderiram à greve e processos administrativos são usados como instrumento de coação. Nos últimos 15 meses, onze policiais federais se suicidaram no Brasil.
Pesquisa realizada com 1.732 policiais federais revelou que atualmente 94% dos policiais federais acredita que a atual falta de investimentos na Polícia Federal é um castigo pelas investigações sobre corrupção. E segundo dados oficiais do Ministério do Planejamento, é fácil perceber que os Agentes Federais receberam na última década a metade dos reajustes concedidos às demais carreiras do Executivo Federal, o que tem causado uma evasão recorde de servidores, chegando a 200 por ano.
Serviço:
Data: 31 de outubro de 2013
Local: Aeroporto Internacional de Brasília
Horário: 14h30min
Contato: Anne de Paula (Assessora de Comunicação do Sindipol/DF) 61- 32234903; 61-98018012; 61-91152085;
Comments are closed.