Alaor Filho/AE – 12/11/04 |
Rayol: vitória na ação em que atribuía afastamento a represália por ter exposto Duda |
Ao ser preso, Duda tentou fugir do flagrante intimidando policiais e procuradores da República com o argumento de que era amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os agentes federais contaram que ele chegou a telefonar para o Palácio do Planalto, em busca de ajuda. Teria conseguido falar com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Mas não obteve socorro e acabou preso, junto com o vereador petista Jorge Babu e outros quatro empresários, donos do Clube Privê, onde funcionava a rinha.
Nos bastidores da PF, diz-se que o afastamento dos dois delegados foi uma represália pelo fato de terem exposto o marqueteiro presidencial. Rayol foi remanejado várias vezes desde então e hoje chefia uma das quatro equipes operacionais que se revezam no plantão da Superintendência da Polícia Federal no Rio. Pompilho também rodou várias vezes antes de parar na Delegacia de Crimes Fazendários do Rio, onde está hoje.
Regularidade
Justamente por sentirem-se vítimas de uma ação política, os dois impetraram, em abril de 2005, mandado de segurança contra o ato administrativo que os destituiu da Delegacia de Crimes Ambientais. Perderam na primeira instância, mas recorreram ao TRF e tiveram sucesso pleno. O tribunal acolheu a íntegra do mandado de segurança.
O Correio falou ontem à tarde com o delegado Antônio Rayol. Ele explicou que os dirigentes da seção fluminense da Polícia Federal sempre explicaram seu afastamento como medida de “rotina”, o que, segundo ele, não é verdade. “Esse tipo de arbitrariedade costuma acontecer com indesejável regularidade”, reclamou.
A reportagem também procurou o superintendente da PF no Rio, Delci Teixeira, mas ele estava em reunião. Por intermédio da assessoria de imprensa, avisou que ainda não foi comunicado oficialmente da decisão e que prefere esperar a citação judicial antes de se pronunciar.
O inquérito gerado a partir da Operação Rudis (nome do prêmio oferecido pelos imperadores romanos aos gladiadores vitoriosos) terminou com o indiciamento dos envolvidos, inclusive Duda Mendonça, por formação de quadrilha, maus-tratos a animais e apologia ao crime.
Comments are closed.