Fonte: Agência Sindipol/DF
Representando a CSB, FENAPEF e o SINDIPOLDF, o presidente Flávio Werneck participou de Audiência Pública realizada, ontem (24), na Câmara dos Deputados que tem por objetivo apurar e esclarecer denúncias de fraude no seguro desemprego.
Segundo informações divulgadas pela reportagem da Rede Globo, pelo menos 3 mil pessoas teriam fornecido dados pessoais para uma quadrilha, especializada em fraudar o seguro desemprego, e começaram a receber o benefício mesmo sem ter direito a ele, a partir da grande especulação midiática a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público discutiu com os representantes essas denúncias.
Estiveram presentes, compondo com os deputados da comissão, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do TCU, da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e Força Sindical.
Flávio Werneck destacou a importância de propostas que ataquem diretamente o cerne do problema no Brasil, quais sejam: impunidade e morosidade. Enfatizou que “enquanto o Brasil não investir na modernização dos sistemas e estruturas de segurança pública, de nada adianta sistemas de cruzamento de dados, implementação de aumento de penas ou novos tipos penais. É preciso adotar e aplicar modelos mais eficientes e efetivos e temos vários exemplos já praticados em outros países”
Werneck ressaltou, defendendo a necessidade e diálogo producente e efetivo entre governo, as entidades sindicais representantes dos trabalhadores e sociedade, que o combate às fraudes, sejam elas no seguro desemprego ou em outras áreas necessitam de um trabalho efetivo de investigação e sistemas de controle. O foco principal da política governamental nesse caso e em muitos outros deveria ser o fim à impunidade e não com a diminuição ou o cerceamento dos direitos dos trabalhadores.
Ainda em cumprimento de agenda, Flávio Werneck participou da cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em que a presidente Dilma Rousseff assinou a Medida Provisória, que mantém a política de valorização do salário mínimo até 2019.
Comments are closed.