Fonte: O Globo
Prefeito diz que o Sepe só quis tumultuar e que Rio paga hoje o melhor salário de professor do país
• Os professores decidiram manter a greve…
A greve é um direito, mas vamos cortar o ponto. Há 21 anos os professores esperavam por um plano de cargos e salários. É uma conquista histórica. Nós pagamos o melhor salário de professor do país. Fizemos dez reuniões com o Sepe, três comigo. O Sepe pediu que antecipássemos o envio do plano à Câmara dos 90 dias combinados para 30 dias e depois pediu que ele fosse retirado de pauta. Peço o retorno dos professores às salas de aula, porque vamos cortar o ponto dos faltosos, inclusive benefícios. A lei será sancionada hoje (ontem).
• Se o plano é uma conquista, por que o Sepe foi contra?
O Sepe tem interesses políticos por trás, e os professores não entenderam nada. Só vão entender quando receberem os contracheques e ver o avanço que foi o plano.
• Quanto vão custar as emendas?
Os vereadores brigaram pelas emendas, não foram adesistas simplesmente. Vão custar R$ 500 milhões este ano e R$ 3 bilhões em três anos. O que os professores não entendem é que a corda já foi esticada demais. É claro que todo mundo concorda que os professores precisam receber mais salário, mas a prefeitura não tem condições de aplicar a proposta irreal do Sepe. Estamos corrigindo injustiças históricas. O Cesar Maia ficou anos na prefeitura e nunca fez um plano de cargos e salários. Agora não só critica, como vota contra. Não dá.
Comments are closed.