Fonte: O Globo
Em entrevista à rádio CBN, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que colocou a Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal à disposição do governo gaúcho. O ministro afirmou que profissionais como bombeiros, peritos e papiloscopistas poderão auxiliar nos trabalhos. Mas a ajuda só será enviada caso o governo do estado avalie ser necessário
– A partir da orientação da própria presidente Dilma Rousseff, que colocou o governo federal inteiramente à disposição em solidariedade ao governo do Rio Grande do Sul e à prefeitura de Santa Maria, eu já tive dois contatos com o governador Tarso Genro justamente para que possamos avaliar a necessidade de deslocamento de membros da Força Nacional de Segurança. A Força Nacional dispões de bombeiros, peritos, papiloscopistas. Da mesma forma a Polícia Federal dispõe de peritos que podem ser encaminhados ao local. O governador está junto com o secretário de Segurança Pública fazendo uma avaliação. Se necessário na avaliação do governador, nós deslocaremos imediatamente esses homens para apoiar os trabalhos. É o que o Ministério da Justiça pode fazer e estamos à disposição. Mas claro, nós dependemos para isso de uma avaliação do governador – disse o ministro.
– O estado do Rio Grande do Sul tem um corpo pericial competente, tem um polícia competente. Portanto, nós não podemos afirmar agora se será necessária a Força Nacional ou não. Eu não posso mandar homens lá para atrapalhar, ficar conturbando. Depende de uma avaliação do governo do estado. A própria Polícia Federal também terá peritos caso necessário. A nossa missão nesse caso é apoiar a identificação, apoiar a investigação. E os bombeiros, claro, se necessário, também estão á disposição. Temos em prontidão 200 bombeiros que podem ser encaminhados imediatamente para a cidade de Santa Maria – completou Cardozo.
Comments are closed.