A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aderiu à Campanha pela Ética lançada pelo Sindicato dos Polícias Federais no Distrito Federal (Sindipol/DF). O movimento tem como foco principal a moralização na política e o respeito ao dinheiro público. A campanha foi lançada oficialmente em agosto de 2007 e não tem data para terminar. “Até porque você não pode ter prazo para deixar de falar sobre ética”, afirma o presidente do Sindipol/DF, Cláudio Avelar.
Avelar esteve com a presidente da Seccional, Estefânia Viveiros, em 17 de janeiro, para formalizar o convite de adesão ao movimento. Desde o final do ano passado, ele está em contato com instituições dispostas a fazer parte da campanha. O sindicato pretende colocar materiais de divulgação em repartições públicas e no Congresso Nacional. Para a presidente da OAB/DF, é fundamental resgatar a ética e os valores morais. “Campanhas como esta tem o apoio incondicional da Ordem”, afirma Estefânia.
O presidente do Sindipol/DF também aproveitou o encontro para buscar apoio da Seccional. Ele quer impedir que o Departamento da Polícia Federal, segundo sustenta, continue promovendo processos administrativos disciplinares, onde oitivas de acusados e testemunhas estariam ocorrendo sem a presença de advogado. Estefânia se comprometeu a analisar o caso e ressaltou que, conforme determina a lei, a presença do advogado é obrigatória em todas as fases do processo.
Comments are closed.