Carolina Sette
Depois de um ano e meio no governo, o general Cândido Vargas deixa o comando da Secretaria de Segurança Pública.
O general era contra a permanência da Força Nacional de Segurança para combater a violência no Entorno, o que provocou desgaste dentro do GDF e junto ao governo de Goiás. A troca de secretário faz parte da estratégia do governo para se alinhar às políticas do Ministério da Justiça de combate a criminalidade.
A gota d’água para a saída do secretário ocorreu semana passada. Um militar atirou num policial civil que cumpria mandado de busca e apreensão na casa da sobrinha do próprio militar. O fato gerou uma crise entre as duas polícias.
O nome do novo secretário de segurança pública ainda não foi definido. Segundo fontes ligadas ao governador José Roberto Arruda, o sucessor do general Candido Vargas deve ser alguém do Ministério da Justiça ou um delegado da Polícia Federal. E o comando das policias Militar e Civil também deve mudar.
O nome mais cotado para assumir a Secretaria de Segurança Pública é o do delegado da Polícia Federal aqui no DF, Valmir Lemos de Oliveira. Em 2004 ele foi diretor do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
Comments are closed.