Fonte: G1
'Caveirão' será usado pela 1º vez no terceira partida da Copa no AM.
Jogo na capital conta ainda tropa de contingência do Batalhão de Choque.
segurança em Manaus, AM, foi reforçada para o jogo das seleções dos Estados Unidos e Portugal neste domingo (22), na Arena da Amazônia. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Almir David, o entorno do estádio terá como apoio o “Caveirão” – viatura blindada anti-tumulto da Polícia Militar -, 90 agentes de inteligência e a participação da Agência Federal de Investigação norte-americana (FBI). Na capital, o “Caveirão” será usado pela primeira vez no terceiro dos quatro jogos da Copa na cidade, após a entrega sofrer atraso.
O comandante explicou que, além do efetivo de 5 mil policiais militares, o terceiro jogo do Mundial na capital amazonense conta ainda com tropa de contingência do Batalhão de Choque. “Mantivemos o mesmo efetivo de 1.200 homens no entorno da Arena da Amazônia e dentro do estádio há uma tropa de contingência do Batalhão de Choque. Ampliamos o número de policiais à paisana de 40 para 90. Esse grupo de inteligência antecipará as ações antes do surgimento de algum tipo de ocorrência”, revelou Almir David.
Preocupados com segurança e como prevenção a atos terroristas contra a seleção e autoridades estadunidenses, equipes da agência federal dos EUA estão em Manaus. “Todo um aparato de segurança está sendo empregado, incluindo o deslocamento da seleção até em pontos críticos, para que eles possam permanecer e retornar em segurança. Agentes do FBI fizeram o reconhecimento antes da chegada da seleção e agora atuam em conjunto com a Polícia Federal do Brasil”, comentou o coronel.
Caveirão
Na manhã deste domingo (22), a PM do Amazonas recebeu da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Seseg) um veículo anti-tumulto. O “Caveirão”, como é conhecido no Rio de Janeiro e São Paulo, é o primeiro veículo blindado a integrar as forças de segurança no estado. “Só a presença do caveirão inibi as ações dos infratores e influencia no psicológico”, destacou o comandante da PM.
O veículo blindado, que consegue suportar até bala de fuzil, pode transportar 20 pessoas em segurança. Após o Mundial, a Polícia Militar irá usar o “Caveirão” em casos de manifestações violentas, grandes eventos, reintegração de posse e em caso de rebeliões nos presídios do estado. “A grande vantagem é que não expõe os PMs durante confronto”, avaliou coronel Almir David.
Comments are closed.