O Sindicato dos Policiais Federais no Estado da Bahia, realizou no dia 21 de junho o I Seminário de Segurança Pública Essência e Aparência, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia.
Além de apresentar de forma estruturada propostas de melhorias para o sistema de segurança pública brasileira, o Seminário trouxe ao debate uma análise aprofundada do tema, sob a ótica de diversas áreas do saber. Especialistas em segurança pública, filosofia, sociologia, ciência política, criminologia e direito discutiram durante todo o dia métodos mais eficazes para prevenção, combate e resolução dos crimes.
Os participantes puderam absorver diferentes análises sobre: A mulher na Segurança Pública, Segurança Pública e Ciência, Autonomia da Polícia Federal, Carreira Única, Ciclo completo, Papel da Polícia Rodoviária Federal, Relações entre polícia e sociedade, Inquérito policial, entre outros.
Flávio Werneck, presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDIPOL/DF), representando a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), prestigiou o evento e destacou que iniciativas como esta devem ser mais frequentes, possibilitando que a sociedade tenha conhecimento de que o sistema que o Brasil adota é ultrapassado e precisa evoluir urgentemente. “Este Seminário representa uma ótima oportunidade de debate sobre a modernização da Segurança Pública, tema sensível e que exige de todos nós brasileiros, seja policial, estudante ou pesquisador, mais empenho e esforço para mudarmos esse cenário caótico. Essa iniciativa do Sindipol/BA e da UFBA é um marco e une o conhecimento com a prática. Os palestrantes expuseram enfaticamente o anseio dos brasileiros por mudanças, os organizadores estão de parabéns”, ressaltou.
Comments are closed.