O Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal – SINDIPOL/DF protocolou duas representações, uma na Controladoria Geral da União – CGU e a outra Procuradoria Geral da União – PGR pedindo o afastamento do Corregedor Geral da Polícia Federal, Valdinho Jacinto Caetano.
O pedido de afastamento tem base na violação dos princípios da Administração Pública, notadamente à impessoalidade, moralidade e legalidade quando privilegiou uma categoria da qual faz parte, em detrimento dos demais.
É notório que agentes, escrivães e papiloscopistas vem sofrendo perseguições por meio de Processos Administrativos Disciplinares – PAD, que são de responsabilidade da Corregedoria. Em sua gestão, o Corregedor implementou a busca da “produtividade” que deve ser atingida a todo custo, utilizando como índice o número de punicões, ignorando a busca por uma polícia democrática e cidadã.
Privilégio – O Corregedor assinou uma nota conjunta com a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF, no qual ele é associado, visando interesses exclusivos de sua categoria, reformulando as diretrizes da instauração dos PADs sem fundamento legal e anuindo com interferências e benesses ao cargo de delegado não extensivas aos demais.
No documento o Corregedor se compromete com a Associação na melhoria da apuração das infrações disciplinares, quando se trate de PAD instaurado por algum associado, ou seja, delegado.
Após a assinatura da nota conjunta, o sindicato encaminhou ofício ao Corregedor solicitando informações a respeito da composição das comissões processos disciplinares, contudo, a Corregedoria se negou a fornecer as informações ao sindicato, alegando ser ‘assunto interno da administração pública”.
“Os servidores do Departamento de Polícia Federal trabalham sob extrema pressão, pois o PAD dentro do Órgão virou um instrumento de perseguição e controle pelo medo. O sindicato não teve alternativa, senão mostrar à sociedade o que vem acontecendo dentro da instituição com as representações aos Órgãos de controle”, conclui Jones Leal, presidente do Sindipol/DF.
Fonte: Agência Sindipol/DF
Comments are closed.