Nesta segunda-feira (3), o Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDIPOL/DF) reuniu-se com os servidores da Superintendência Regional do Distrito Federal (SR/DF) para discutir propostas que amenizem os efeitos na nova decisão da administração da Polícia Federal que dobrou o efetivo de sobreaviso.
A reunião com os servidores da SR retoma a agenda de reuniões setoriais para identificar os problemas nos setores. Além de possibilitar maior aproximação do Sindicato com seus filiados, as reuniões setoriais visam conhecer a realidade nas lotações. Importa ressaltar que o SINDIPOL/DF vem tendo problemas para marcar as reuniões setoriais devido às constantes negativas dos responsáveis.
Soluções para o problema
Foram discutidas as mudanças do sobreaviso, ações jurídicas e outros temas correlatos. Após reunião setorial o presidente do SINDIPOL/DF, Flávio Werneck, acompanhado da assessoria Jurídica do Sindicato, reuniu-se com o superintendente em exercício, Cairo Costa Duarte, para apresentar os problemas acarretados pela mudança no sobreaviso e propostas que solucionam e/ou amenizam os efeitos dessa decisão.
É sabido que atualmente o Departamento de Polícia Federal enfrenta um déficit de pessoal, mas segundo Werneck, ao invés de buscar alternativas para sanar o problema, sem que haja grandes prejuízos para os servidores, a administração decidiu dobrar o regime de sobreaviso, resultando em mais transtornos e reduzindo ainda mais a qualidade de vida dos policiais.
Propostas como a recriação da Delegacia Dia (DELDIA), publicação da escala com antecedência mínima de 30 dias e solicitação de reforço de pessoal dos demais setores e lotações para reduzir a sobrecarga dos policiais federais lotados na SR foram algumas das propostas apresentadas.
Criação da Delegacia Dia
Werneck ressalta que dentre as opções a mais eficiente é a recriação da DELDIA. “Nosso objetivo macro é o efetivo cumprimento por parte do DPF, do Acórdão 784 do TCU, mas compreendemos que recriar a DELDIA, que antes já existia e foi desfeita, pode ser a melhor opção para o momento. Ela abarca parte da demanda que hoje sobrecarrega os policiais do plantão e compromete o trabalho da SR, impactando diretamente na qualidade de vida dos policiais do sobreaviso”, destacou.
Cairo Duarte afirmou que a decisão é conjunta e enfatizou o problema de falta de efetivo. “Nossa decisão é conjunta e dispomos de espaço aberto para que os colegas venham apresentar seus pleitos, mas temos um problema sério de pessoal e nosso plantão não está dando conta, pois os serviços de plantão e DELDIA estavam sendo feitos pelos mesmos policiais”. Cairo se comprometeu a abrir o pedido de recriação da DELDIA.
O SINDIPOL/DF enviará ofício à Direção Geral solicitando o empenho para que a DELDIA seja implementada na SR e novas iniciativas na esfera judicial não estão descartadas. Continuamos impondo esforços para garantir o direito à compensação das horas trabalhadas pelos policiais federais no regime de sobreaviso, bem como brigar pela garantia dos direitos dos seus filiados.
Comments are closed.