Representantes do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDIPOL/DF) se reuniram, na terça-feira (8), com servidores e com o novo superintendente da Polícia Federal em Brasília, Márcio Nunes de Oliveira. Também participou do encontro a equipe de diretores do DPF.
Em conversa com os servidores foram apontados muitos problemas estruturais nas dependências da Superintendência da Polícia Federal em Brasília. É patente o sucateamento da estrutura do prédio. Elevadores estão sem manutenção há mais de dois anos; banheiros com defeito e sem condição de uso; equipamentos de ar condicionado sem funcionamento; falta de estrutura de combate à incêndio; entre outros. Uma situação preocupante pelo risco que oferece à segurança de todos.
SINDIPOL/DF em ação
Os problemas constatados pelo SINDIPOL/DF foram listados e encaminhados ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Importa ressaltar que já existe denúncia da fragilidade das lotações de Brasília. Exemplo maior é o do prédio que a abriga o INI – Instituto Nacional de Identificação. O relatório emitido pela equipe do MPT condenou a estrutura, considerada inabitável. Infelizmente, nada foi feito e os servidores do INI continuam expostos aos riscos relatados.
No mesmo dia, Flávio Werneck, presidente do SINDIPOL/DF, e o diretor social da entidade, Egídio Araújo, visitaram alguns setores da SR/DF. Ao final da visita, Werneck e o diretor de administração, Mauro Lemos, se reuniram ainda com o superintendente regional, Márcio Nunes. O sistema de plantão, sobreaviso, diárias e dedetização da SR também foram pauta da reunião.
Segundo Nunes, esses assuntos fazem parte de sua agenda de prioridades. O SR afirmou que as condições de ambiente de trabalho são uma preocupação desta gestão e que foram incluídas na agenda de discussões. “Esses problemas de falta de manutenção predial e de equipamentos são uma preocupação para nós desde que assumimos. Estamos correndo para resolver a falta de contratos de manutenção. São processos de licitação que esperamos iniciar ainda este mês”, afirmou Nunes.
Lista de sugestões
Sobre o plantão e sobreaviso, o SR disse que foi encaminhado via e-mail a todos os servidores uma minuta, solicitando sugestões de melhoria do sistema atual. O SINDIPOL/DF solicitou encaminhamento do documento para contribuir com propostas e reforçou que o ideal seria a implementação do sistema de Deldia.
Caso os filiados e servidores não se sintam à vontade para encaminhamento direto ao SR, podem encaminhar ao Sindicato através do “Fale Conosco” do nosso site. O SINDIPOL/DF se responsabiliza por encaminhar as sugestões à Superintendência. Quanto à compensação do sobreaviso, o Superintendente está aguardando a Instrução da Direção Geral.
A segurança dos servidores das lotações não pode ficar comprometida. Todas as providências com os órgãos de controle e fiscalização estão sendo tomadas. O SINDIPOL/DF ressalta o seu compromisso em defesa dos direitos dos filiados e pela segurança dos servidores da Polícia Federal.
Comments are closed.