O Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal – SINDIPOL/DF se reuniu nesta segunda e terça-feira com os servidores da Superintendência da Polícia Federal (SR) e do Edifício Sede para dar continuidade à agenda de reuniões itinerantes nas lotações do Departamento de Polícia Federal (DPF).
As reuniões têm como objetivo possibilitar maior participação e interação de todos os sindicalizados. Buscar soluções para eventuais problemas apontados também estava na pauta.
Temas abordados
Entre os temas discutidos estavam: melhorias para a segurança pública; melhores condições de trabalho para os servidores do DPF; projetos e proposições que tramitam no Congresso Nacional. Além disso, especial atenção foi dada à Medida Provisória (MP) 837/2018. Ela institui uma indenização para a Polícia Rodoviária Federal para servidores que trabalharem durante período de descanso.
Tratativas foram iniciadas para aplicar tal MP como modelo a ser implementado no Departamento de Polícia Federal. “Se houver vontade política e mais ainda interesse da gestão da Polícia Federal, basta o DPF dialogar com o governo para incluir os policiais federais na MP 837”, destacou Flávio Werneck, presidente do SINDIPOL/DF.
Sobreaviso e plantões
O problema do sobreaviso e de plantões no DPF há anos perdura, sem uma efetiva atuação da gestão do órgão. A saber, o SINDIPOL/DF reiteradas vezes solicitou e se prontificou a colaborar com o Departamento para solucionar este problema. Flávio Werneck destaca que o acórdão do TCU deve ser balizador nessa solução. O diálogo com os policiais federais deve ser contínuo para que não se crie uma falsa solução para o problema.
Ainda na tarde de ontem, a Federação Nacional dos Policiais Federais e demais entidades representativas da Polícia Federal se reuniram com o diretor geral, Rogério Galloro. O diretor apresentou a proposta de regulamentação do sobreaviso e o compromisso de instituir indenização nos moldes da PRF.
O SINDIPOL/DF ressalta seu compromisso na defesa dos direitos dos seus filiados e dos servidores do DPF; e acompanhará atentamente as tratativas.
Comments are closed.