Flávio Werneck, presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDIPOL/DF) e o policial federal José Luiz Boanova se reuniram na tarde do dia 12 de setembro com especialistas em regulação e técnicos de segurança da aviação civil da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para discutir alguns pontos da resolução que trata do embarque e desembarque armado.
Entenda o caso
Em julho, a Anac abriu Consulta Pública para o envio de contribuições que pudessem auxiliar na elaboração da resolução que regulamenta, no âmbito de voos domésticos, procedimentos de embarque e desembarque de passageiros armados. A consulta foi finalizada no dia 31 daquele mês.
Na ocasião, devido as polêmicas geradas a partir da publicação do Projeto, policiais federais filiados do SINDIPOL/DF e especializados no assunto destacaram alguns aspectos da Resolução que entendem merecer uma análise mais aprofundada. Assim, foram elaboradas propostas com intuito de evitar prejuízos aos policiais federais.
As propostas anteriormente enviadas à Gerência de Segurança de Aviação da Anac nortearam a discussão e deverão ser apresentadas também ao Departamento de Polícia Federal para ampliar o debate. Flávio Werneck acredita que as alterações propostas são necessárias. “Os policiais federais têm como pilar constitucional a segurança nos aeroportos, qualquer restrição tem que levar em conta esse conteúdo e o treinamento específico”, afirmou.
Participaram da reunião Luiz Gustavo Silva Cavallari, gerente de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita; Arthur Gomes Castro, especialista de Regulação da área de Normas e Marcos Vinícius Castellani, gerente técnico de Controle de qualidade AVSEC.
Comments are closed.