O presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDIPOL/DF) e vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF) e da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Flávio Werneck, participou do Seminário “Direito do Trabalho e Movimento Sindical: Passado, Presente e Futuro”, realizado na última terça-feira.
O objetivo era debater o direito dos trabalhadores, que correm sério risco de sofrer grandes prejuízos, principalmente por conta do Projeto de Lei da Reforma Trabalhista que tramita no Congresso Nacional. Outro tema discutido é a importância dos sindicatos na defesa e manutenção dos direitos trabalhistas.
Para Werneck, a iniciativa é uma ótima oportunidade para conscientizar a sociedade do quanto a união entre classes é importante e garantir que os direitos sejam efetivados conforme a Constituição determina. “O trabalho sindical na Polícia Federal é novo e de certa forma nossos pleitos se diferenciam dos de outras categorias. Isso não nos distancia do objetivo comum das demais entidades que é a defesa e manutenção dos direitos trabalhistas de seus representados”, destacou.
Ao final do evento foi elaborado um documento assinado por integrantes do Fórum de Defesa do Direito do Trabalho que denuncia o desmonte da estrutura de proteção social promovido pelas alterações trabalhistas. Ele será encaminhado ao Congresso Nacional solicitando a realização de novas audiências públicas para aprofundar o debate sobre a Reforma Trabalhista.
O evento, organizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), contou com a participação de procuradores e ministros do Trabalho, membros da diretoria da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil e representantes sindicais de diversas categorias profissionais.
Fotos: Ascom/PGT
Comments are closed.