Fonte: Agência Sindipol/DF com informações do Ministério da Saúde
Nos últimos dois meses foram registrados dois casos de febre amarela com óbitos, no Distrito Federal. Diante desse alerta o Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal – SINDIPOL/DF, recomenda a todos os policiais federais e aos seus sindicalizados que procurem uma unidade de saúde para tomarem a vacina contra a doença.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), e de gravidade variável. Possui dois ciclos de transmissão: o silvestre (que ocorre entre primatas não humanos, onde o vírus é transmitido por mosquitos silvestres) e o urbano (erradicado no Brasil desde 1942).
A transmissão da enfermidade não é feita diretamente de uma pessoa para outra. Para isso, é necessário que o mosquito pique uma pessoa infectada e, após o vírus da febre amarela ter se multiplicado (o que ocorre de nove a 12 dias), pique um indivíduo que ainda não teve a doença e não tenha sido vacinado. O vírus e a evolução clínica da doença são idênticos para os casos de febre amarela urbana e de febre amarela silvestre, diferenciando-se apenas o transmissor da doença. A febre amarela silvestre ocorre, principalmente, por intermédio de mosquitos do gênero Haemagogus. Uma vez infectado em área silvestre, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infecção para o Aedes aegypti (também vetor do dengue), principal transmissor da febre amarela urbana.
Independente de viagens para áreas de risco é importante que se proceda a vacinação, forma mais eficiente de prevenção.
Comments are closed.