Fonte: Fenapef
A Diretoria Executiva do Sindicato dos Policiais Federais da Paraíba (SINPEF/PB) esteve reunida ontem, 24, com os alguns dos Procuradores da República no Estado da Paraíba para solicitar que os referidos membros do Parquet Federal disponibilizassem informações sobre as diversas representações que foram feitas pelo sindicato, em relação aos desmandos administrativos cometidos no âmbito da Polícia Federal.
O Procurador da República no Estado da Paraíba, Doutor Rodolfo Alves Silva, que na próxima semana irá assumir a titularidade do Ministério Público Federal do estado (MPF-PB), disse que o MPF/PB passou por uma nova reestruturação devido a remoções de diversos procuradores e instalação de diversas Varas da Justiça Federal na Paraíba. Ele ainda articulou que na próxima semana estará assumindo a Chefia desta Procuradoria e que o Dr. MARCOS, a partir, de agora, estará respondendo pela Chefia de Fiscalização das Atividades Policiais.
Ainda segundo o Dr, já foram instaurados cerca de 12 Inquéritos Civis Públicos para apuração das denúncias formuladas pelo SINPEF/PB. “Devido a esta nova reestruturação teve que redistribuir vários processos para os novos procuradores, mas, que todas as representações feitas serão devidamente apuradas”, afirma.
Após as devidas explanações feitas pelo Dr. Silva, o Presidente do sindicato, Silvio Reis Santigo, sugeriu que fosse sugeriu que essa informação fosse passada a alguns filiados, que estão respondendo a Processos Disciplinares dentro da SR/DPF/PB e também aos que tiraram ou estão de licença médica para tratamento psiquiátrico devido às perseguições, intimidações e assédio morais sofridos pelos ex-administradores da referida Superintendência de Polícia Federal.
A seguir fizeram uso da palavra os filiados Francisco Leodécio Neves, Josinaldo Souto Barbosa, Marcelo de Lima Cabral, Rosane Pinheiro Bem e Ricardo José Camargo Campos. Eles fizeram um relato e um desabafo de cada caso, fato que sensibilizou e emocionou os membros do Ministério Público Federal e todos que participaram desta reunião.
Logo após, foi passada a palavra da assessora jurídica do SINPEF/PB, Carmen Rachel Dantas Mayer. Ela também fez um relato sucinto narrando à situação de cada processo administrativo disciplinar que está em andamento no âmbito da SR/DPF/PB. Nesta ocasião, o Presidente acrescentou que praticamente todos os processos disciplinares que foram instaurados contra os servidores grevistas pela a Administração anterior da SR/DPF/PB, foram com o objetivo e a ânsia de intimidarem, perseguirem, constrangerem, assediarem e tolherem o direito ao livre exercício de manifestação, liberdade de expressão e de pensamento, previsto em nossa Constituição Cidadã. “Após o término da greve de 2012 foi assinado um acordo entre os membros do Governo Federal (MJ/MPOG) e a Diretoria Executiva da FENAPEF, onde foi previsto que não haveria nenhuma perseguição contra os servidores que participaram do movimento grevista, porém, este acordo foi descumprido pelos ex-gestores da Superintendência Regional no DPF no Estado da Paraíba”, completou.
Ao final o Presidente, agradeceu aos Procuradores da República no Estado da Paraíba por esta reunião, dizendo ainda, que os servidores da Polícia Federal estão depositando toda confiança neste Parquet Federal, tendo em vista que esta é a última trincheira a que se socorrem para verem apuradas as denúncias formuladas, em razão de que estas mesmas representações foram feitas a diversos órgãos fiscalizadores do Governo Federal, porém, formalmente e oficialmente, até a presente data nenhuma providência foi tomada.
Estavam presentes na reunião o Presidente do SINPEF/PB, Silvio Reis Santigo, do Vice Presidente, José Tércio Fagundes Caldas, a assessora jurídica, Carmen Rachel Dantas Mayer e os Procuradores da Republica; Doutores Rodolfo Alves Silva, Marcos Alexandre Bezerra de Queiroga, Chefe de Fiscalização das Atividades Policiais e José Godoy de Souza, integrante do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial.
Comments are closed.