Fonte: Zero Hora
Se você notar qualquer movimentação suspeita no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, durante as tardes desta quinta e sexta-feiras, não se assuste. É que um treinamento padrão de segurança está sendo realizado pela Infraero junto à Polícia Federal e companhias aéreas para revisar como andam os procedimentos do local.
Há nove meses da Copa do Mundo, a preocupação da Polícia Federal é verificar como as entidades aeroportuárias estão preparadas para lidar com a ameaça de bomba e o sequestro de aeronaves, por exemplo. Para isso, situações semelhantes a estas estão sendo simuladas.
Delegado José Antônio Dornelles, chefe do Núcleo de Polícia Aeroportuária, explica que o treino obedece ao Decreto 7168 do Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferencia Ilícita (Pnavsec). Segundo ele, em aeroportos com menos de 10 milhões de passageiros, o procedimento é feito a cada dois anos, e em aeroportos maiores, anualmente. O treino foi acompanhado por integrantes da comissão que representa a Secretaria de Grandes Eventos:
— Esse procedimento, previsto por lei, serviu como treinamento para a Copa — diz.
De acordo com a PF, o treinamento tem uma parte teórica e outra prática, e pode incluir até mesmo a detonação de bombas. Prevista na legislação aeroportuária, a simulação ocorre a cada dois anos em Porto Alegre.
Comments are closed.