Fonte: Agência Sindipol/DF
Os estoques de sangue do Hemocentro estão baixos. Em razão disso, o Sindicato convida todos os membros da categoria para fazer doação no Hemocentro, ali no Setor Médico Hospitalar Norte, Q. 3, conjunto A, Bloco 3, na Asa Norte.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 18 horas, mas “queremos priorizar essa doação, para esta sexta-feira (8), por conta do Carnaval”, lembra o presidente do Sindipol-DF, Jones Leal. Essa ação foi proposta por nossa colega escrivã Elizângela, lotada na SR.
Colega, pedimos que vá ao Hemocentro e faça esta boa ação social, pois será muito importante para a instituição e aqueles que necessitam receber doação.
SOS Polícia Federal
Quem for fazer doação não pode se esquecer de ir vestido com nossa camiseta SOS Polícia Federal. É muito importante, pois além da ação positiva queremos divulgar nossa relevante campanha.
“Colegas, quem puder ir estará dando grande e importante contribuição à campanha de doação de sangue do Hemocentro e também à nossa campanha SOS Polícia Federal”, pede e lembra Jones Leal.
Essa ação é para atender campanha de utilidade pública do governo local e emissoras de televisão para aumentar os estoques de sangue, sobretudo em razão do Carnaval, na próxima semana, período em que os índices de acidentes aumentam exponencialmente.
Condições básicas para doação (requisitos)
– Gozar de boa saúde (avaliação médica no Hemocentro);
– Estar alimentado (Clique aqui e verifique alimentação necessária),
– Não estar em uso de medicamentos;
– Ter entre 16 a 67 anos de idade (16 e 17 anos, mediante consentimento formal do responsável legal).
– Pesar acima de 50 quilos (descontar o vestuário);
– Apresentar documento oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Os documentos aceitos são: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Não serão aceitos crachás funcionais e carteiras estudantis;
– Ter dormido pelo menos 6 horas, com qualidade, na noite anterior à doação,
– Não praticar exercícios físicos nas 12 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
– Não ter se submetido à endoscopia há 6 meses;
– Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses;
– Evitar fumar 2 horas antes da doação.
O candidato à doação deve ser sincero ao responder as perguntas que lhes são feitas, não omitindo informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor.
Quem não pode doar
– Portadores de doenças infecto-contagiosas, tais como: sífilis, aids, chagas, malária, hepatite B ou C);
– Parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo HIV (aids);
– Pessoas com múltiplos (as) parceiros (as) sexuais; pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso de preservativo nos últimos 12 meses;
– Usuários de drogas injetáveis (UDI);
– Mulheres grávidas, amamentado (nos primeiros 12 meses) ou que tiveram aborto nos últimos 03 meses; e
– Pessoas que tiveram em região endêmica para malária nos últimos 12 meses anteriores à doação. Demais situações relacionadas à questão, serão avaliadas na triagem clínica.
Lembre-se: Ao chegar ao Hemocentro você é um candidato à doação e passará por uma avaliação clínica, que determinará se está apto ou não para doar.
Comments are closed.