Dirigentes das entidades representativas da Polícia Federal participaram, nesta terça-feira (16), de reunião com o Diretor Geral da corporação, Fernando Segóvia, o Delegado Delano Cerqueira Bunn e diretores do Departamento de Polícia Federal (DPF).
Com o intuito de discutir propostas e estratégias de fortalecimento da capacidade institucional, seus valores, missão, definição e cumprimento de suas atribuições legais, foi apresentado um Projeto de Reestruturação de cargos.
Segundo o DPF Delano, o projeto visa promover a valorização, equilíbrio e higidez do quadro funcional da PF.
O projeto prevê capacitações e avaliações contínuas, bem como o reconhecimento de seus servidores por merecimento. O projeto que está em fase de aperfeiçoamento será discutido entre todas as representações a fim de alcançar de forma conjunta medidas de modernização da estrutura da PF que beneficie a todos os servidores.
Luis Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF), afirmou que a reestruturação é necessária na PF. “O projeto de reestruturação da PF é uma necessidade hoje, porque precisamos criar um ambiente interno mais justo, sem burocracia nem elitismos. A criação de cargo policial de nível médio deve passar por uma análise profunda e criteriosa, pois há vários riscos, inclusive o de ampliar as divergências internas, que já sangram a PF há algum tempo”, disse.
Para João Cunha, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDIPOL/DF), o projeto é a consolidação de discussões acerca da reestruturação do DPF, que vêm acontecendo ao longo do tempo. “Vemos com bons olhos esta iniciativa de debate conjunto e uma reestruturação que beneficie todas as categorias e a segurança como um todo”, destacou.
Demanda antiga
As entidades que representam os agentes, escrivães, papiloscopistas e servidores administrativos da Polícia Federal anunciam, há muitos anos, a necessidade de se promover uma reestruturação na Instituição.
Paulo Ayran, presidente da Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais (ABRAPOL) e diretor de comunicação do SINDIPOL/DF, destacou que o debate e a disposição para construção de proposta de reestruturação é positiva. “A reunião sinaliza a predisposição do Diretor Geral em iniciar um debate de forma colegiada, em conjunto com as entidades de classe para a construção de proposta de reestruturação e fortalecimento da Polícia Federal. Obviamente o debate será intenso, mas acreditamos que neste momento todas as entidades e a Direção Geral sabem que é possível alcançar um resultado positivo”, afirmou.
Participaram da reunião representantes da FENAPEF, SINDIPOL/DF, ABRAPOL, SINPECPF, APCF, ADPF e SINDEPOL. Também participaram os diretores do DPF Sandro Torres Avelar (DIREX) e Eugenio Coutinho Ricas (DICOR).
Comments are closed.